Plano de Aula: o que é? como é feito?

Compartilhe:

O plano de aula é fundamental para todo professor que irá começar em uma turma nova. Através desse plano de aula é possível definir quais assuntos abordar, como fazer essa abordagem da melhor forma possível, a duração dos conteúdos, como você realizará exercícios e provas e muito mais. 

Para criar um plano de aula, tudo vai depender dos seus objetivos para com aquela turma e suas intenções. Você sempre deve ter isso em mente na hora de montar seus planos de aula. Além disso, também é preciso ter um bom planejamento. Confira mais informações a seguir! 


Planejamento do plano de Aula

Leia tambem – conheça as bolsas ead unip educa mais brasil

O planejamento de suas aulas é essencial para você e também para seus alunos. Irá te ajudar a ser mais organizado e conseguir ter todos os conteúdos em mãos, além de também auxiliar seus alunos no processo de aprendizagem. Para o planejamento, o professor deverá pesquisar, estudar e fazer uma boa reflexão sobre os conteúdos que serão abordados, portanto é benéfico em todos os casos.

Plano de Aula: o que é? como é feito? 

O planejamento pode ser feito de várias maneiras, mas é importante que você estabeleça os seus objetivos com a turma e também defina seus conteúdos. 

Defina seus objetivos – veja os tipos 

Os objetivos nada mais são do que as metas que você deseja alcançar com determinada turma. Você pode se sentar para refletir sobre suas metas para determinada aula, o que deseja que os alunos aprendam, quais habilidades os alunos precisam desenvolver e todos esses detalhes. 

Os objetivos são relacionados com os conteúdos, por isso ambos devem ser pensados com muito cuidado e atenção. Os conteúdos podem ser definidos como conceituais, procedimentais ou atitudinais. Os conteúdos conceituais são aqueles onde os estudantes precisam compreender, analisar, refletir, comparar, enfim tudo que envolve aprender sobre algo. Já os conteúdos procedimentais são aqueles onde o estudante aprende a fazer como ler, escrever, pintar, usar diferentes técnicas e por aí vaí. Por último, há os conteúdos atitudinais, onde o estudante aprende a ser, como pode aprender a respeitar, ser amigo e solidário e muito mais. 

Escolha seus conteúdos 

Baseando-se nos conceitos de conteúdos mencionados acima, você deve fazer suas escolhas. No entanto, deve levar em conta mais alguns fatores. Para conseguir definir seus conteúdos, você deve sempre pensar na duração, ou seja, no tempo necessário para a realização de sua aula. Isso deve ser repensado com frequência, principalmente para evitar aplicar muitas atividades em pouco tempo ou até mesmo prologando exercícios que podem ser resolvidos rapidamente. 

plano de aula dicas

O seu plano de aula também deve ter a parte de desenvolvimento onde você explicará com calma todas as atividades que serão realizadas, estratégias de ensino que irá usar, a organização dos alunos e muito mais. 

Não esqueça da avaliação 

Você também deve incluir a avaliação de seus estudantes. Essa avaliação nem sempre é só prova, podendo ser até uma leitura na sala de aula como uma atividade 

em grupo. Seja criativo, avalie tudo que os alunos fizerem e também inclua isso no seu plano de aula. 

Conclusão

Esperamos que as dicas sejam úteis a todos. Já falamos aqui sobre o sistema EJA que pode ajudar quem nunca terminou os estudos

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

 


Compartilhe:

Deixe um comentário