EJA 2021 – Educação de Jovens e Adultos – inscrições e como funciona!

Compartilhe:


Eja 2020 pode te ajudar demais! Veja como funciona a educação de jovens e adultos(eja) para quem quer fazer a conclusão do ensino médio de uma vez por todas!

Com a crise atual, infelizmente vários brasileiros acabam abandonando os estudos. Com o passar dos anos, algumas destas pessoas decidem retomar os estudos, para que possam concluir a Educação Básica e assim obter o seu certificado de conclusão.Antigamente fazia-se o chamado supletivo, hoje ele mudou e se chama eja, que é a sigla para educacao de jovens e adultos. Com o Eja 2020 isso tudo será facilitado, e nesse artigo iremos explicar exatamente como ele funciona, acompanhe conosco!

EJA 2020 – do que se trata?

eja 2020

Indo direto ao assunto, podemos dizer que a  Educação de Jovens e Adultos (EJA 2020) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. A Educação de Jovens e Adultos (Eja),  para quem não se lembra é o novo nome do antigo supletivo, quer garantir que os recém-alfabetizados não voltem a ser analfabetos. São pessoas que, geralmente, tiveram problemas passados no sistema escolar, já com histórias de vida, com conhecimentos próprios e que têm pressa para aprender.

Quais os objetivos desse programa?

Podemos citar vários, como por exemplo:

  • Proporcionar a conclusão do Ensino Médio aos Jovens e Adultos que estão afastados da escola e desejam retomar os seus estudos;
  • Garantir ao aluno, através da modalidade de Educação à Distância, a flexibilidade entre tempo e espaço e a economia de tempo e dinheiro gerada pelo não deslocamento diário até a escola;
  • Oferecer a inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação;
  • Propor a democratização do ensino por todos os cantos do Brasil;
  • Quebrar barreiras territoriais de um país de extensão continental com a utilização da tecnologia de transmissão via satélite de última geração;
  • Participar da mudança na concepção do educar tradicional, que mantém os mesmos moldes do século XIX.

Quem pode fazer o EJA 2020 ?

eja 2020

Qualquer pessoa, desde que tenha mais de 16 anos e tenha cursado até o 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Como é feita a inscrição

A oferta gratuita e a regulação da Educação de Jovens e Adultos é responsabilidade dos estados. Do mesmo modo, cada estado pode organizar diferentes sistemas de certificação, ou seja, formas de reconhecer legalmente que uma pessoa concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio.A documentação dependerá da escola, mas geralmente são os documentos pessoais e o histórico escolar para comprovar até onde você estudou. Consulte a escola para obter uma informação mais detalhada.

EJA 2020 Educa mais Brasil – como funciona?

eja-educa-mais

O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país e está há mais de 12 anos no mercado, permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares, através de bolsas de estudo de até 70%.

O programa não possui vínculo com o Governo Federal e atua em todas as regiões do país em parceria com mais de 15 mil instituições de ensino ofertando bolsas para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, idiomas, profissionalizantes, preparatório para concursos, EJA – Educação Jovens e Adultos e Pré-vestibular.

O programa é aberto para todas as pessoas que desejam estudar, mas possuem dificuldade de pagar uma mensalidade integral de um curso. Porém, os critérios de julgamento para a concessão de bolsas não foram divulgados detalhadamente, embora seja conhecido que os critérios socioeconômicos apresentam grande peso na avaliação.

Por outro lado, a inscrição no Educa Mais Brasil é gratuita, mas se você for aprovado no programa deverá pagar uma taxa de adesão quando a bolsa lhe for concedida, assim como será necessário pagar uma taxa de renovação a cada 6 meses.Os valores são divulgados no contrato do Educa Mais Brasil e fornecidos no ato da matricula. Fora isso, você só precisará pagar o valor restante da mensalidade, pois, a bolsa concedida é de até 70% de desconto.

Quem fez EJA ou supletivo pode fazer faculdade?

eja 2020 funciona

Pode. Esta é uma dúvida que pode pairar sobre muitas pessoas, mas não há nenhum problema para ingressar no ensino superior após ter feito em curso supletivo ou EJA. O importante é que tenha de fato concluído o ensino médio em uma escola autorizada pela Secretaria da Educação e que o seu certificado de conclusão do ensino médio seja válido.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam fazer o EJA 2020 com sucesso. Ja falamos em outro artigo sobre o educa mais brasil portal do aluno. Sugiro a leitura do artigo.

Até a próxima!


Compartilhe:

12 Comments

    1. Conclui o curso primário em 1968 desde então não voltei mais a escola a não ser cursos capacitação nas áreas de trabalho, talvez por negligencia, mas muitas vezes por falta de tempo por causa do trabalho, mas agora preciso do diploma do ensino fundamental mas continuo não podendo frequentar sala de aula o que eu preciso fazer? preciso de ajuda.

  1. Bom dia como faço para fazer a inscrição? E gostaria de saber se esse Eja é a distância? E qual o tempo de duração, sendo para terminar o 2° e 3° ano do ensino médio?

  2. Gostaria de matricular meu filho no Eja como faço?
    Ele tem 17 anos e esta no primeiro ano do segundo grau

    Att,
    Patricia Monteiro

  3. Eu posso dizer gratidão pelo seu post, tinha falado
    isto em um outro site de assunto diferente e vou dizer pra
    você também. Eu estou para ver outro post de mesmo nível que
    este artigo feito por você. Na realidade, sua criatividade
    tem me motivado muito e eu vou conseguir fazer meu blog com esta sua ajuda.

    Obrigado!

  4. Quais são as exigências se eu quiser abrir uma escola para educação de Jovens e adultos. Quais são as matérias obrigatórias. Que profissional assume a responsabilidade técnica ou pedagógica das matérias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *