Educacenso 2024 → O que é, como funciona e calendario!

Compartilhe:

Analisamos tudo sobre o educacenso 2024, o que le é, como funciona e ate mesmo o calendario, entenda tudo sobre o censo da educação

No mundo da adminsitação, ha um ditado que diz, que “o que não se mede não se gerencia”. E na educação, o governo age da mesma forma, por isso, todo ano é realizado o educacenso 2024, sobre o qual iremos falar hoje , acompanhe e entenda como funciona!


Educacenso 2024 -> do que se trata? como funciona?

Leia tambem – veja como funcionam as bolsas idiomas

Indo direto ao assunto o Educacenso é um sistema de coleta de informações educacionais utilizado pelo governo brasileiro, mais especificamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que faz parte do Ministério da Educação (MEC). O Educacenso é responsável por coletar dados sobre a educação básica no Brasil, incluindo informações sobre escolas, estudantes, docentes e infraestrutura educacional.

Educacenso 2024 → O que é, como funciona e calendario!

Qual o objetivo desse sistema?

O principal objetivo do Educacenso é fornecer informações e estatísticas precisas sobre o sistema educacional brasileiro. Esses dados são fundamentais para o planejamento e monitoramento das políticas públicas na área de educação, além de auxiliar na distribuição de recursos e na avaliação do desempenho das escolas e dos alunos. Somente com dados e fatos, o govenro pode toamr decisões sobre em quais locais precisa investir e como andam esses investimentos.

Calendário do sistema educacenso

Abertura do sistema: 31 de maio de 2024

Prazo final: 31 de julho de 2024

Publicação dos resultados preliminares no DOU: previsto para a segunda quinzena de setembro

Publicação dos resultados finais no DOU: previsto para a segunda quinzena de dezembro

Divulgação das sinopses estatísticas da Educação Básica: 31/01/2025

Quais dados são coletados no sistema educacenso?

Basicamente, o sisteinformatizado dele utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de quatro cadastros de dados:

  • Cadastro de escola: Compreende informações abrangentes relacionadas à infraestrutura, abordando detalhes como o local de funcionamento, número de salas de aula, fornecimento de água e energia elétrica, gerenciamento de resíduos, saneamento básico. Também inclui dados sobre as instalações disponíveis, como a diretoria, secretaria, cozinha, tipos de banheiros, presença de laboratórios, acessibilidade, existência de quadras esportivas e áreas de lazer infantil, bem como o equipamento de multimídia disponível. Além disso, engloba informações sobre as etapas e modalidades de ensino oferecidas, a estruturação do ensino fundamental, a localização da escola, a dependência administrativa, a entidade mantenedora e o status da escola privada, incluindo aquelas conveniadas com o poder público, entre outros aspectos relevantes.
  • Cadastro de aluno: Engloba dados específicos relacionados a cada estudante, incluindo informações como gênero, etnia, idade, nível e tipo de ensino que está matriculado, nacionalidade, local de nascimento, turma de pertencimento, uso de transporte escolar, presença de alguma deficiência, e outras informações correlatas.
  • Cadastro de profissional escolar em sala de aula: Inclui detalhes individualizados acerca dos profissionais que desempenham funções em sala de aula, abrangendo informações como gênero, origem étnica, idade, nível de formação (incluindo o tipo de curso e a instituição onde se formou), a etapa e a modalidade de ensino em que atuam, a turma específica que lecionam, as matérias que ministram, nacionalidade, a função que desempenham, e outras informações relevantes relacionadas ao seu trabalho educacional.
  • Cadastro de turma: Compreende dados relativos ao nome, natureza da turma (como ensino regular, atividade complementar, classe hospitalar, internação socioeducativa, ambiente prisional, ou atendimento educacional especializado – AEE), os horários de início e encerramento das aulas, a modalidade de ensino, a fase educacional, as matérias ministradas e os dias da semana em que a turma está em funcionamento.

Considerações finais

Bom espero que tenham gostado de saber como funciona o educa censo 2024 ok pessoal?

Por fim ja falamos em outro artigo sobre o portal do aluno educa mais para verificar sua inscrição.

Sugestões ou duvidas podem ser deixadas nos comentários


Compartilhe:

Deixe um comentário