Sisu 2021 segundo Semestre – inscrições, vagas e muito mais

Compartilhe:


Veja como conseguir sua vaga na faculdade com o SISU 2019 segundo semestre – não perca essa chance!

Em nosso cotidiano, sabemos que sem um diploma universitário ou um curso técnico, as chances de se conseguir um emprego estão cada vez mais difíceis.

O que é o sisu?

Indo direto ao assunto, o O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e teve sua primeira edição em 2010. Nele, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para quem participou do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

sisu 2019 segundo semestre

O Sisu não é pago, é um programa totalmente gratuito, em que o estudante se inscreve, não paga nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino. Diferente de outros programas, o Sisu não oferece bolsas de estudo, como o Educa Mais Brasil ou o Prouni, mas sim, acesso às vagas de instituições públicas de ensino superior. Com o Sisu, o candidato pleiteia uma vaga em universidades e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.

Sisu 2019 segundo semestre – como se inscrever

O processo seletivo do SiSU possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuá-la pelo site (http://sisu.mec.gov.br), o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas às ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o concorrente poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Para fazer a sua inscrição no Sisu, você só precisa de:

  • Seu número de inscrição no Enem
  • Sua senha de inscrição no Enem
  • Acesso ao site via computador ou aparelhos móveis.

Nesta fase, você não precisará de documentos para realizar a inscrição no Sisu, mas é sempre bom ficar de olho nos documentos exigidos pelas universidades no dia da matrícula, caso você tenha sido selecionado.

A classificação no processo seletivo do SiSU será efetuada com base na última alteração realizada e confirmada pelo candidato no sistema. Encerrado o período de inscrições, os candidatos serão classificados nas opções de curso a qual concorreram, na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM, até o limite das vagas oferecidas para o segundo semestre letivo de 2019 pelas faculdades. Para candidatos que não tenham acesso à Internet, os campi disponibilizarão computador com acesso à internet para inscrições e matrículas de candidatos durante a etapa do SiSU.

Quem pode participar do Sisu?

sisu 2019 estudantes

Assim como no Prouni, o candidato precisa ter realizado o Enem e não ter zerado a redação, só assim ele pode se candidatar a uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Algumas instituições adotam notas mínimas para a inscrição nos cursos. Entretanto, no momento da inscrição, se a nota não for suficiente, o sistema envia uma mensagem com a informação.

Enem e Sisu

O Sisu depende totalmente do Enem: só pode se candidatar a vagas quem fez a última edição do exame. Quando você se inscreve no Sisu, o sistema importa automaticamente as suas informações e as notas do Enem.

Mas atenção, eles são coisas bem diferentes, ok? O Enem é uma prova, e o Sisu, um sistema de seleção: você só precisa se inscrever para concorrer a uma vaga.

Os candidatos que forem se inscrever no Sisu em 2022 precisarão, por exemplo, terem feito a edição de 2021 do ENEM

Conclusão

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso sua vaga na faculdade com o sisu 2020 segundo semestre.Já falamos aqui também sobre as bolsas idiomas do educa mais que são muito legais.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *