Sisu 2023 segundo Semestre – inscrições, vagas e muito mais

Compartilhe:

Veja como conseguir sua vaga na faculdade com o SISU 2023 segundo semestre – não perca essa chance!

Em nosso cotidiano, sabemos que sem um diploma universitário ou um curso técnico, as chances de se conseguir um emprego estão cada vez mais difíceis.


O que é o sisu?

Leia tambem – vejam o que falam no reclame aqui educa mais brasil

Indo direto ao assunto, o O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e teve sua primeira edição em 2010. Nele, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para quem participou do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

Sisu 2023 segundo Semestre - inscrições, vagas e muito mais

O Sisu não é pago, é um programa totalmente gratuito, em que o estudante se inscreve, não paga nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino. Diferente de outros programas, o Sisu não oferece bolsas de estudo, como o Educa Mais Brasil ou o Prouni, mas sim, acesso às vagas de instituições públicas de ensino superior. Com o Sisu, o candidato pleiteia uma vaga em universidades e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.

Sisu 2023 segundo semestre – como se inscrever

O processo seletivo do SiSU possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuá-la pelo site (http://sisu.mec.gov.br), o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas às ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o concorrente poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Para fazer a sua inscrição no Sisu, você só precisa de:

  • Seu número de inscrição no Enem
  • Sua senha de inscrição no Enem
  • Acesso ao site via computador ou aparelhos móveis.

Nesta fase, você não precisará de documentos para realizar a inscrição no Sisu, mas é sempre bom ficar de olho nos documentos exigidos pelas universidades no dia da matrícula, caso você tenha sido selecionado.

A classificação no processo seletivo do SiSU será efetuada com base na última alteração realizada e confirmada pelo candidato no sistema. Encerrado o período de inscrições, os candidatos serão classificados nas opções de curso a qual concorreram, na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM, até o limite das vagas oferecidas para o segundo semestre letivo de 2019 pelas faculdades. Para candidatos que não tenham acesso à Internet, os campi disponibilizarão computador com acesso à internet para inscrições e matrículas de candidatos durante a etapa do SiSU.

Quem pode participar do Sisu?

sisu 2019 estudantes

Assim como no Prouni, o candidato precisa ter realizado o Enem e não ter zerado a redação, só assim ele pode se candidatar a uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Algumas instituições adotam notas mínimas para a inscrição nos cursos. Entretanto, no momento da inscrição, se a nota não for suficiente, o sistema envia uma mensagem com a informação.

Enem e Sisu

O Sisu depende totalmente do Enem: só pode se candidatar a vagas quem fez a última edição do exame. Quando você se inscreve no Sisu, o sistema importa automaticamente as suas informações e as notas do Enem.

Mas atenção, eles são coisas bem diferentes, ok? O Enem é uma prova, e o Sisu, um sistema de seleção: você só precisa se inscrever para concorrer a uma vaga.

Os candidatos que forem se inscrever no Sisu em 2023 precisarão, por exemplo, terem feito a edição de 2022 do ENEM

Conclusão

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso sua vaga na faculdade com o sisu 2023 segundo semestre.Já falamos aqui também sobre as bolsas idiomas do educa mais que são muito legais.

Leia tambem sobre os temas da redacao do enem que sao tops

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Compartilhe:

Deixe um comentário