Pronatec Voluntário 2021: o que é? como funciona?

Compartilhe:


Pronatec voluntário 2019 pode ser super importante em sua formacao academica, veja como funciona, cursos e mais!

O Pronatec, Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, já beneficiou milhares de brasileiros desde a sua criação em 2011. Porém, todos os anos a procura é sempre maior do que o número de vagas ofertadas. Por causa disso, o Governo Federal, em parceria com algumas instituições privadas criou o Pronatec Voluntário, onde são ampliadas as chances de se conseguir ingressar nos cursos técnicos e assim garantir uma especialização e ampliar as chances de ingressar no mercado de trabalho.

Se você quer conhecer mais sobre esse programa e saber como se inscrever para não perder essa oportunidade, continue lendo esse artigo!

O que é Pronatec Voluntário?

pronatec voluntário

O Pronatec Voluntário é um programa que oferece vagas de educação técnica ou especialização em instituições privadas gratuitamente em parceria com o Governo Federal. Esse programa tem o nome de voluntário, pois as instituições participantes oferecem bolsas sem receber nenhum tipo de recurso ou benefício do Governo, como acontece com as instituições que participam do Pronatec regular.

Os cursos podem ser ofertados tanto presencialmente, quanto na modalidade Educação à Distância (EaD), e tem em média a duração de 1 ano meio a 2 anos.

Requisitos do Pronatec Voluntário

Para participar do Pronatec Voluntário é preciso que esteja dentro de alguns requisitos básicos do programa. Veja abaixo quais são esses requisitos:

  • Ter mais de 15 anos
  • Participar de programas de transferência de renda, como Bolsa Família e similares.
  • Povos indígenas
  • Quilombolas
  • Mulheres que sustem o lar
  • Trabalhadores rurais
  • Pescadores
  • Agricultores

Alguns cursos exigem também o ensino médio completo, mas isso irá depender de qual especialização que o candidato irá optar. Por isso, fique atento ao edital.

Quais os cursos ofertados Pronatec Voluntário

pronatec voluntário

Para quem deseja se especializar e assim conseguir entrar de maneira mais competitiva no mercado de trabalho, pode conseguir isso por meio do Pronatec Voluntário, pois são dezenas de cursos ofertados e com certeza um deles será do seu interesse.

Entre as opções disponíveis estão Carpintaria,  Desenho de Construção Civil, Edificações, Técnico em Armamento de Aeronaves; Técnico em Artilharia; Técnico em Cervejaria; Técnico em Confeitaria; Técnico em Panificação, Comunicação, Técnico em Química, Técnico em Hotelaria, Técnico em Lazer, entre outras.

Para conferir todos os cursos que são oferecidos você pode acessar o site oficial do pronatec.

Como se inscrever

Para participar o candidato deve acessar ao site do Sistec para realizar a inscrição http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. No site será necessário informar se deseja se candidatar a uma vaga em um curso de Formação Inicial ou Técnico, e depois opte por qual modalidade você quer, presencial ou à distância.

Informe a sua escolaridade, lembrando que para alguns cursos, como os técnicos, é necessário já ter o ensino médio completo, e depois escolha a instituição de ensino e o curso que você deseja. Clique em Pesquisar e espere.

Clique na vaga que você deseja e finalize o seu cadastro, caso ela não esteja mais disponível, basta clicar na imagem e se inscrever para a lista de espera do Pronatec Voluntário.

Pronto, você já garantiu a sua vaga e só precisa esperar a confirmação do por email com as informações sobre como proceder com matrículas e outros procedimentos para a vaga.

Já ensinamos em outro artigo, tudo sobre o EJA ensino medio, sugiro a leitura do artigo.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos em breve!

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *