MEC investiga a venda de diplomas pela internet

Compartilhe:


Noticias atuais dão conta que venda de diplomas pela internet tem ocorrido com frequencia, entenda como agem e o que o mec tem feito.

Nos dias de hoje, embora estejamos vivendo sob uma forte agilidade nas áreas de tecnologia e os profissionais cada vez mais conseguem trabalhar de casa, principalmente na área tecnologica, o diploma de graduação, ainda se faz bastante importante e desejado. Prova disso foi uma recente ação do MEC(Ministério da educação) em conjunto com a Polícia federal, que investigou a venda de diplomas na Internet. Na matéria a seguir, você vai entender por que isso tem ocorrido, e por que ainda hoje o diploma universitário é tão exigido e segue sendo um objetivo profissional para muita gente. Acompanhe conosco!

Por quem um diploma ainda é tão importante?

Bom, a corrida pelo diploma de nível superior ocorre, por que apesar de hoje em dia muitas empresas contratarem uma pessoa sem diploma, apenas por ela possuir conhecimentos na área, o que ocorre é que eles além de darem um diferencial na carreira, podem ajudar a certificar que o profissional tem aquele conhecimento e em alguns casos, é um verdadeiro pre-requisito, como por exemplo nas áreas da medicina ou engenharia onde não há possiblidade de atuar como profissional sem o diploma.

Após a formatura, você estará em contato com inúmeras reflexões sobre as especificidades de sua profissão. Isso permite uma compreensão mais ampla do seu campo de atuação e favorece suas decisões no mundo prático. Daí a grande importância e diferencial do profissional ter o seu diploma de graduação. Mas algumas noticias sobre os diplomas tem alertado entidades educacionais, como vamos ver a seguir.

MEC investiga a venda de diplomas pela internet

Na realidade, o que tem ocorrido é que a polícia descobriu que tem ocorrido pela internet, de alguns sites promoverem a venda de diploma . Uma recente operação da PF, emitiu vários mandados de busca e ordens de prisão. O objetivo era combater as vendas pela internet de sites fake que vendiam diplomas reconhecidos pelo mec (Ministério da educação). A operação teve atuação em 34 cidades dos País. A prática além de crime, ocorre em vários problemas com a lei, contravenção e ética. O intuito é combater. aatuação dessas empresas e pessoas e tambem em relação a quem efetua essa compra.

Casos ocorrem em todo o Brasil

Recentemente, outra investigação teve início no Ceará com a apreensão de diplomas pela Polícia Federal no Aeroporto de Fortaleza em outubro de 2020. A investigação apontou indícios de falsos diplomas e cadastros de alunos levando à emissão fraudulenta de diplomas, bem como ao pagamento de até R$ 3.000 dos Alunos para a emissão de certificados finais em vários dos cursos oferecidos. No momento tudo segue m investigações mais profundas mas muitas pessoas já forma presas.

Considerações finais

Bom caros leitores, esperamos que as informações ajudem e que consigam com sucesso entender como tem funcionado na internet esses esquemas de venda de diplomas.

profissoes em alta

É importante lembrar que com um diploma acadêmico você não ganha vantagens apenas academicamente e profissionalmente. Através do ensino superior, a convivência com pessoas diferentes, métodos variados e a responsabilidade de estudar são aprendizados que são levados para a vida pessoal. Durante esse período, você precisará desenvolver habilidades de relacionamento de trabalho em grupo que serão importantes em sua carreira

Por fim ja falamos em outro artigo sobre sites que oferecem cursos gratuitos, boa leitura!

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários. Até a próxima!

Fonte: UOL e Portal Metropoles


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.