Quais são as profissões que estão em alta em 2024!

Compartilhe:

Mostramos aqui Quais são as profissões que estão em alta em 2024, veja quais são elas

A pandemia de coronavírus modificou completamente o mercado de trabalho. Com a alta do desemprego no Brasil, que alcançou a média de 13,5% em 2021 e um recorde de desemprego em, pelo menos, 20 estados brasileiros. O setor de recursos humanos das empresas está cada vez mais antenado às profissões de maior tendência do mercado em 2023.


Profissões que estão em alta em 2024

Quais são as profissões que estão em alta em 2024!

Atualmente, as áreas de saúde, tecnologia e criação de conteúdo estão entre as principais oportunidades do mercado no cenário brasileiro. Fizemos uma lista com indicações de profissões com base em listas do LinkedIN e da PageGroup, confira abaixo:

Profissionais de saúde com especialização

A COVID-19 trouxe à tona a necessidade de uma saúde pública e privada de qualidade. Nesse momento, a contratação de profissionais de saúde com especialização, sejam médicos ou enfermeiros está em alta no momento, e mesmo no pós-pandemia deve seguir como tendência, já que a pandemia mostrou a necessidade que temos de profissionais na área.

Entre os profissionais de saúde mais procurados atualmente podemos citar os enfermeiros de terapia intensiva, fisioterapeutas, farmacêuticos e médicos de diversas especialidades clínicas.

Data Protection Officer (DPO)

Falando em tecnologia, a função de DPO ou Oficial de Proteção de Dados se tornou muito necessária para empresas depois da aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Esse profissional é responsável por administrar e avaliar os dados das empresas.

O DPO é o interlocutor da empresa com o órgão regulador, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Esse profissional deve entender sobre a legislação de dados e de segurança da informação.

Especialista em e-commerce

ecommerce

Com as medidas de isolamento social impostas por conta da COVID-19, o e-commerce foi a solução para que muitas empresas continuassem vendendo durante a pandemia. Muitas novas lojas virtuais surgiram nesse período de restrições.

Isso aumentou a demanda por especialistas em e-commerce, que são os profissionais que assumem cargos relacionados à gestão, logística e analista de comércio eletrônico. Em relação a 2019, houve um aumento de 43% em contratação desses profissionais para negócios de diferentes segmentos e portes.

Desenvolvedor de Games

O mercado de games foi um dos que mais cresceram durante a pandemia. De acordo com o relatório da SuperData, braço de análise de entretenimento da Nielsen, aponta que o segmento obteve um aumento de 12% de receita em 2020.

Com as recomendações para ficar em casa para brecar a contaminação da COVID-19, as pessoas passaram mais tempo jogando em 2020. Isso vem aquecendo o mercado de games, o que causou o aumento das buscas por desenvolvedores e programadores de games.

A remuneração gira em torno de R$ 8 a 15 mil e requer competências técnicas importantes como o domínio das linguagens de programação e outras tecnologias relacionadas para o desenvolvimento de jogos em diferentes plataformas.

Especialista em conteúdo

Com o crescimento do e-commerce, a presença digital se tornou crucial para as empresas venderem pela internet depois do início da pandemia. Isso causou o crescimento da procura por profissionais que sejam especialistas em conteúdo.

Os criadores de conteúdo não são os influenciadores digitais e sim aqueles profissionais que sabem produzir conteúdo multiplataforma que possa ser útil para as empresas. As empresas mudaram a forma de atrair clientes, focando na produção de conteúdo para a internet.

Muitos profissionais da área de jornalismo, marketing e publicidade estão buscando a especialização para seguirem numa das áreas que mais demandam trabalho na área de comunicação.

Profissionais de telemarketing

De acordo com o LinkedIN, o setor de telemarketing cresceu 67% em 2020. Isso também aconteceu devido a pandemia de COVID-19, já que com o fechamento das lojas físicas, os atendimentos online e por telefone se tornaram os únicos meios de atender às solicitações dos clientes e fechar novas vendas.

Esse também é um setor caracterizado por atrair muitos profissionais jovens. O telemarketing é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho. Além disso, com a pandemia, os profissionais do setor começaram a desempenhar as suas funções em home office, o que aumenta a qualidade de vida devido às longas jornadas de trabalho.

A TIM, uma das principais operadoras de telefonia do Brasil, anunciou que os 2 mil funcionários do setor de telemarketing da empresa poderão trabalhar em home office permanente, mesmo depois do fim da pandemia.

Profissionais criativos

Funções criativas como redatores publicitários, ilustradores, designers gráficos, entre outros são tendência em 2021. Muitos empreendedores estão buscando profissionais que desempenhem estes serviços para apoiarem os projetos digitais das empresas.

Com a baixa na procura de serviços e produtos durante a pandemia, apostar em peças criativas se tornou uma forma de não perder público e atrair mais audiência para a empresa.

Considerações finais

Estas são algumas das profissões que estão em alta em 2023. Com o mercado de trabalho tão concorrido, os profissionais precisam sempre estar atualizando o currículo e buscando por novas especializações para se mostrarem capacitados para as funções. Os recrutadores estão bem ligados para contratar os profissionais mais talentosos do mercado.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.


Compartilhe:

Deixe um comentário