Faculdade EAD: veja vantagens e desvantagens desse modelo!

Compartilhe:


Pensando em fazer uma faculdade EAD( modalidade ensino a distancia)? Veja quais são as vantagens e desvantagens dele, como funciona e mais

O surgimento do EAD – ensino a distância – possibilitou que milhares de pessoas obtivessem conhecimento, se formassem e conseguissem obter um diploma para o mercado de trabalho. Cada vez mais essa modalidade de ensino se faz presente na nossa rotina, sendo uma facilitadora para muita gente cujo curso só tem em uma faculdade distante ou ainda quando o curso desejado é muito caro no formato presencial.

Até por que, muitas profissoes que estão em alta esse ano, so podem ser exercidas com uma faculdade.

Apesar de representar um grande avanço, a faculdade EAD possui suas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora de decidir se optará por um ensino presencial ou a distância. Por isso, nós trouxemos a seguir todos esses prós e contras para que você esteja ciente, independentemente da decisão que tomar. Confira!

Vantagens da faculdade EAD

faculdade ead vantagens

Trouxemos algumas das principais vantagens ao optar pela faculdade EAD.

– Horários flexíveis: ao optar pela faculdade EAD, você poderá assistir às aulas quando quiser, sendo mais flexível para quando você não puder estar online no momento da aula. Os conteúdos ficam disponíveis para o aluno a qualquer hora e em qualquer lugar. Quem gosta de criar a sua própria rotina, isso é excelente.

– Mensalidades mais acessíveis: os cursos EAD geralmente têm uma mensalidade mais barata que os cursos presenciais, pois não demandam nenhuma estrutura física e acaba reduzindo despesas como aluguel, professores presenciais, luz e outros. Os custos do curso também podem ser divididos com mais pessoas do que apenas as 30 ou 40 que geralmente cabem em uma sala de aula.

– Redução de custos: a redução de custos num geral também é uma grande vantagem, afinal você não precisará gastar se deslocando até a faculdade. Se alimentar na faculdade também pode representar um grande gasto para o estudante, que conseguirá economizar um pouco mais na faculdade EAD.

– Você cria a sua rotina de estudos: como já mencionado, você pode criar a sua própria rotina de estudos, escolhendo o melhor horário de acordo com o seu rendimento e também o local de estudos, ou até estudar em um lugar diferente a cada dia. Ao viajar, você também não corre o risco de perder nenhum conteúdo, pois leva tudo com você pelo computador.

Desvantagens da faculdade EAD

Nem tudo são flores e a faculdade EAD também pode contar com algumas desvantagens, como você verá a seguir.

– Distrações: a dificuldade de focar é um problema comum dos estudantes EAD, pois geralmente convivem com muitas distrações em casa como o celular, televisão, outras pessoas convivendo. Por isso, é preciso escolher bem o seu local de estudos, dando prioridade para um lugar silencioso e isolado de outras pessoas, que te permita se concentrar e ter um foco maior.

– Exigirá muito planejamento e disciplina: o planejamento e a disciplina devem ser seus melhores amigos nessa caminhada. O planejamento é importante para você não se sentir perdido, saber de todas suas aulas, os respectivos horários, trabalhos e prazos. Com isso, poderá se organizar melhor também e definir horários para estudar

e descansar. A disciplina é fundamental para os momentos de desânimo, onde não há muita vontade para fazer nada, mas você sabe que precisa fazer para o bem do seu futuro.

– Falta do ambiente universitário: a falta de contato humano com seus colegas de curso e do próprio ambiente da universidade faz toda a diferença e com certeza é uma desvantagem do EAD. Afinal, existem experiências que só podem ser vividas na faculdade em uma roda de conversa com seus colegas. Essa troca de opiniões e experiências pode contar muito para os estudantes e pelo EAD, não é possível de acontecer.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as dicas tenham sido útes e que consigam com sucesso se inscrever em sua faculdade EAd. Para quem precisa de emprego, sugiro ler nosso artigo sobre como fazer um curriculum para enviar por email que está muito bom

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *