Eja 2018 pode mudar sua vida profissional! Veja como funciona a educação de jovens e adultos(eja) para quem quer terminar os estudos de uma vez por todas!

Com a crise atual, infelizmente vários brasileiros acabam abandonando os estudos. Com o passar dos anos, algumas destas pessoas decidem retomar os estudos, para que possam concluir a Educação Básica e assim obter o seu certificado de conclusão. Com o Eja 2018 isso tudo será facilitado, e nesse artigo iremos explicar exatamente como ele funciona, acompanhe conosco!

Eja 2018 (Educação de Jovens e Adultos) – do que se trata

Indo direto ao assunto, o EJA 2018 é a sigla para a Educação de Jovens e Adultos,  uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. É o novo nome do antigo Supletivo. O objetivo é restaurar o direito à educação negado aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

eja 2018


As aulas acontecem em módulos com tempo de seis meses que equivalem aos anos que ainda não foram cumpridos. Como as escolas normais, o estudo é de segunda a sexta-feira com quatro horas diárias. Terminar os estudos é muito importante para adquirir uma carreira de sucesso na vida e proporcionar a si mesmo e a sua família uma vida incrível. Por isso, se você ainda não finalizou algum de seus estudos, procure uma escola que ofereça o EJA mais perto de você e mude sua história. O tempo de duração do EJA vai depender de quanto você está atrasado. Caso não tenha feito nenhum ano do ensino médio, ou seja, precise completar os 3 anos, provável que o EJA dure um ano e meio, sendo cada semestre para cada um dos anos. Isso é muito vantajoso, já que no ensino regular levaria três anos.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa, desde que tenha mais de 16 anos e tenha cursado até o 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Como é feita a inscrição

A oferta gratuita e a regulação da Educação de Jovens e Adultos é responsabilidade dos estados. Do mesmo modo, cada estado pode organizar diferentes sistemas de certificação, ou seja, formas de reconhecer legalmente que uma pessoa concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio.A documentação dependerá da escola, mas geralmente são os documentos pessoais e o histórico escolar para comprovar até onde você estudou. Consulte a escola para obter uma informação mais detalhada.

eja funciona

Os estados podem oferecer exames de certificação ou reconhecer instituições de ensino que ofereçam EJA como emissoras deste certificado.

O governo federal garante duas opções para os processos de certificação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Este exame é usado por Secretarias Estaduais de Educação que firmam acordos de cooperação com o governo federal para certificar a conclusão do ensino fundamental.

Procure a secretaria de educação da sua cidade!

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam fazer o EJA com sucesso. Ja falamos em outro artigo sobre o educa mais brasil portal do aluno. Sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

Eja 2018 (Educação de Jovens e Adultos): como funciona, como inscrever e mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *