Dicas de como fazer uma monografia e ter sucesso

Compartilhe:


Para quem está terminando a sua graduação, porém está com muitas dúvidas sobre como fazer uma monografia, não é motivo para resolver entrar em pânico. Nesse artigo, vamos mostrar como conseguir uma monografia com desconto e fazer um trabalho que flua levemente.

Esse é um momento que costuma ser levado com muita ansiedade, afinal muita coisa está em jogo. Você passou anos estudando, se preparando para elaborar esse artigo científico, e toda esta pesquisa e planejamento terá de resultar em bons frutos no final.

Dicas de como fazer uma monografia e ter sucesso

monografia

Por mais duradouros que sejam os detalhes pedidos pela norma da Universidade, os padrões vão ter de ser seguidos. Aprenda agora como realizar o trabalho de conclusão do curso, portanto, preste muita atenção nas dicas a seguir:

1 – Faça a escolha de uma tema relevante

Como você irá dedicar muito tempo e esforço para esse projeto, será necessário que você aborda um tema que além de ser do seu alcance, seja do seu gosto. E além do tema ser relevante para você, ele precisa ter condições de ser levado adiante na banca, que realmente condiz com um assunto estudado ao longo dos últimos anos.

Lembre-se também que quanto mais específico for o seu tema, você terá mais chances de sucesso durante o processo de pesquisa das informações e elaboração.

2- Comente sobre a sua escolha ao orientador

Durante a jornada da monografia, um professor irá guiar você no processo de execução do trabalho, até o dia em que você irá à banca para defender a sua tese. O mais importante é que o orientador atue na área que você estará desenvolvendo o projeto.

Avalie também se o seu orientador é um profissional capacitado a fazer críticas e te dar sugestões para o seu processo. Uma boa dica, ainda que talvez não resolve totalmente a situação, é conversar com outros alunos que tiveram o mesmo orientador no passado e saber mais sobre o perfil dele.

3 – Elabore um bom pré-projeto

Uma monografia precisa de um pré-projeto, sendo que é nessa parte que você irá definir sobre onde a sua pesquisa vai abordar os pontos mais importantes, como um cronograma de estudos.

Para que a sua monografia vá adiante, esse pré-projeto precisará ser aprovado pelo seu orientador. É no pré-projeto que você estará pensando por que a sua monografia deverá ser aplicada com o tal tema.

4 – Pesquise o máximo de detalhes

O embasamento técnico é um dos pontos mais importantes de uma monografia. É a partir das informações obtidas dos autores do projeto, como os seus personagens, que você poderá defender os seus argumentos.

E nessa hora tudo pode ser procurado, desde livros, documentários, artigos, revistas e jornais que poderão ser utilizados como fonte. Como estamos em uma era digital, o Google Acadêmico pode ser uma ferramenta que o ajude em qualquer assunto para uma monografia.

Durante o processo de pesquisa, cheque todas as fontes, para que na hora de apresentar o seu trabalho, você não seja questionado sobre a origem das suas fontes de pesquisa.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *