Advogado: o que faz esse profissional? Quanto ganha?

Compartilhe:

Quer se formar e se tornar um advogado(a) ? Mostramos quanto ganha, como é a formaçao e como anda o mercado para os operadores do direito.

O direito é uma das profissões preferidas dos estudantes brasileiros. Por isso, o corpo docente de Direito é um dos mais procurados do país ano após ano. Os principais atrativos para os jovens são os bons salários, as boas ofertas de trabalho, a variedade de empregos e os ramos de atividade para quem escolhe esta profissão. Mas o que um advogado realmente faz? Trouxemos algumas das oportunidades mais importantes para você que deseja aprender mais sobre esta profissão.


O que faz um advogado?

Leia tambem – veja quanto ganha um piloto de drone

Em geral, pode-se dizer que é o profissional quem representa os interesses das pessoas físicas ou jurídicas entre si ou perante o Estado. Tudo o que ele faz nessa área faz parte dessa base, mas há uma grande variedade de atividades e especializações que um advogado pode exercer.

advogado

Nos últimos anos surgiram outras áreas, que necessitam de especialização para que o advogado esteja qualificado, como Direito de Moda (envolve questões como trabalho escravo, plágio, sustentabilidade), Direito Desportivo (regulamento de esportes), Direito Homoafetivo (relacionado à união de casais LGBT, adoção, entre outros) ou Propriedade Intelectual (direito de receber recompensas financeiras sobre qualquer produção intelectual na indústria, ciência, literatura ou artes).

Como é a formação nesta área?

O básico para quem quer ingressar na área é a formação em direito. Mas engana-se que é um curso fácil e que após 4 anos voce ja vai sair usando seu anel de formatura em direito facilmente. O curso é pesado e exige muito estudo. Outro fator a se observar é que após formado, o profissional precisa passar na prova da oab(ordem dos advogados do brasil) para poder trabalhar de forma legalizada e a prova não é fácil.

Como anda o mercado?onde atua esse profissional

Além de trabalhar como empregado de escritório de advocacia, o advogado pode atuar de forma autônoma em sua própria empresa. Empresas tratam de casos relacionados a direito eletrônico, fusões e aquisições, regulamentação de mercado, direito ambiental, etc.

Outra opção muito procurada pelos advogados são as licitações públicas, que são extremamente difíceis (muitos anos de estudo e anos em um) mas oferecem a vantagem de excelente remuneração e estabilidade profissional.

Com a disseminação dos cursos de direito e preparação para o concurso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do público competitivo, a demanda por professores cresceu rapidamente. Se você gosta de ensinar, essa é uma ótima opção.

Existem Bolsas educa mais para curso de direito?

com a ajuda do Educa Mais Brasil. No site do programa você encontra opções de bolsas de estudo que podem chegar a 70% a depender da região onde deseja estudar. Legal, não é?

Em uma rápida busca por vagas em São Paulo, encontramos mensalidades do curso de Direito por menos de R$400,00. E você ainda pode escolher se quer estudar presencialmente ou a distância.

Seja para a sua graduação ou pós-graduação em Direito, o Educa Mais Brasil tem oportunidades que irão te permitir uma formação superior de alta qualidade e com economia. Com mais de 19 anos de trajetória, o programa já fez a diferença na vida de milhares de estudantes e profissionais em todo o território nacional.

Seja para você ou para seus filhos, o Educa está pronto para ajudar a realizar sonhos com economia no bolso.

Quanto ganha um advogado?

Pois bem, de acordo com levantamento do site de pesquisa salarial salario.com.br, com base em dados do Cadastro Geral de Trabalhadores e Desempregados (CAGED), o salário médio de um procurador civil era de R $ 4.335 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana>
Esses dados correspondem ao período de maio a dezembro de 2019 e baseiam-se na análise de 219 salários de todo o Brasil.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenha ficado claro como trabalha, o que faz e qual a formação do advogado.

Sugestões e dicas de novos artigos deixem nos comentários

 


Compartilhe:

Deixe um comentário