Advogado: o que faz esse profissional? Quanto ganha?

Compartilhe:


Quer se formar e se tornar um advogado(a) ? Mostramos quanto ganha, como é a formaçao e como anda o mercado para os operadores do direito.

O direito é uma das profissões preferidas dos estudantes brasileiros. Por isso, o corpo docente de Direito é um dos mais procurados do país ano após ano. Os principais atrativos para os jovens são os bons salários, as boas ofertas de trabalho, a variedade de empregos e os ramos de atividade para quem escolhe esta profissão. Mas o que um advogado realmente faz? Trouxemos algumas das oportunidades mais importantes para você que deseja aprender mais sobre esta profissão.

O que faz um advogado?

Em geral, pode-se dizer que é o profissional quem representa os interesses das pessoas físicas ou jurídicas entre si ou perante o Estado. Tudo o que ele faz nessa área faz parte dessa base, mas há uma grande variedade de atividades e especializações que um advogado pode exercer.

advogado

Nos últimos anos surgiram outras áreas, que necessitam de especialização para que o advogado esteja qualificado, como Direito de Moda (envolve questões como trabalho escravo, plágio, sustentabilidade), Direito Desportivo (regulamento de esportes), Direito Homoafetivo (relacionado à união de casais LGBT, adoção, entre outros) ou Propriedade Intelectual (direito de receber recompensas financeiras sobre qualquer produção intelectual na indústria, ciência, literatura ou artes).

Como é a formação nesta área?

O básico para quem quer ingressar na área é a formação em direito. Mas engana-se que é um curso fácil e que após 4 anos voce ja vai sair usando seu anel de formatura em direito facilmente. O curso é pesado e exige muito estudo. Outro fator a se observar é que após formado, o profissional precisa passar na prova da oab(ordem dos advogados do brasil) para poder trabalhar de forma legalizada e a prova não é fácil.

Como anda o mercado?onde atua esse profissional

Além de trabalhar como empregado de escritório de advocacia, o advogado pode atuar de forma autônoma em sua própria empresa. Empresas tratam de casos relacionados a direito eletrônico, fusões e aquisições, regulamentação de mercado, direito ambiental, etc.

Outra opção muito procurada pelos advogados são as licitações públicas, que são extremamente difíceis (muitos anos de estudo e anos em um) mas oferecem a vantagem de excelente remuneração e estabilidade profissional.

Com a disseminação dos cursos de direito e preparação para o concurso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do público competitivo, a demanda por professores cresceu rapidamente. Se você gosta de ensinar, essa é uma ótima opção.

Quanto ganha um advogado?

Pois bem, de acordo com levantamento do site de pesquisa salarial salario.com.br, com base em dados do Cadastro Geral de Trabalhadores e Desempregados (CAGED), o salário médio de um procurador civil era de R $ 4.335 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana>
Esses dados correspondem ao período de maio a dezembro de 2019 e baseiam-se na análise de 219 salários de todo o Brasil.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenha ficado claro como trabalha, o que faz e qual a formação do advogado.

Sugestões e dicas de novos artigos deixem nos comentários

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *