Possíveis temas de redação Enem 2021

Compartilhe:


Se você pretende fazer o Enem esse ano, deve estar atento aos possíveis temas de redação da edição do Enem de 2021, visto que a redação compõe uma parte muito importante da nota final do exame. Um dos maiores medos dos vestibulandos é em relação ao tema da redação, por isso hoje, abordaremos os possíveis temas de redação Enem 2021!

Principalmente os jovens que estão saindo do ensino médio, se dedicam bastante para tirar uma boa nota no Enem, a fim de ingressar em uma faculdade. Mas por causa da pandemia, pode ter sido um desafio muito grande estudar para o Enem, visto que em muitas escolas, principalmente nas públicas, as aulas foram suspensas.

redacao enem

Diante desse problema, é muito importante estudar pelo menos um pouco de cada matéria do Enem e, ao mesmo tempo, não tirar o foco da redação, pois essa parte da prova também é muito importante.

 

Visto que o tema da redação só é revelado no momento do exame é importante estar atento aos acontecimentos atuais, a fim de tentar descobrir os possíveis temas de redação Enem deste ano.

 

Mas além de tentar conhecer os possíveis temas, é também muito importante adquirir ajuda para escrever da forma correta os temas que possivelmente cairão na redação do Enem. Para isso você pode contar com a ajuda do site https://www.proenem.com.br/enem/redacao/.

 

Alguns professores que possuem muita experiência com o Exame Nacional do Ensino Médio, se arriscaram em falar alguns possíveis temas de redação do Enem 2021. Veja a seguir alguns dos temas mais comentados por esses professores.

Alguns possíveis temas de redação Enem 2021

A importância da valorização do SUS

Nos anos de 2020 e 2021 a pandemia do Covid-19, direcionou ainda mais a nossa atenção para o sistema único de saúde, mais conhecido como SUS. Esse sistema de atendimento médico público e os seus profissionais foram de grande importância para o alívio da pandemia.

O SUS continua sendo muito importante, não só para aqueles que não possuem recursos para arcar com tratamentos de saúde particular, mas também mostrou-se muito importante até mesmo para as pessoas que possuem grandes recursos, visto que a vacina contra o Coronavírus chegou no Brasil e foi distribuída pelo sistema público de saúde.

Diante dessas questões, esse é um tema bem provável de ser abordado na redação do Enem de 2021.

Violência doméstica

Outra coisa que vem sendo discutida a muito tempo, mas com o isolamento social os números aumentaram drasticamente, é a violência doméstica.

Pesquisas mostram que durante o isolamento social, os números de violência contra a mulher e contra a criança e o adolescente, subiram de forma inesperada e significativa.

Diante disso, essa é uma problemática que possui chances de ser abordada na edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio.

Mercado de trabalho e direitos trabalhistas dos motoristas e entregadores de aplicativos

Você vai notar, ou já deve ter notado que muitas questões que podem ser abordadas na redação do Enem de 2021 estão ligadas de alguma forma com a pandemia da COVID-19. O mercado de trabalho e os direitos trabalhistas dos motoristas e entregadores de aplicativos não é diferente.

 

Durante a pandemia, as compras e o transporte por aplicativo também cresceram de forma significativa. Isso porque a maioria das pessoas optaram por comprar coisas básicas como alimento, por meio de aplicativos e receberem em suas casas.

 

Além disso, muitas pessoas optaram por não usarem o transporte público, por conta do alto risco de contágio e preferiram aderir as caronas por meio de aplicativos de transporte.

 

Mas enquanto as pessoas faziam isso para aumentar a sua segurança, esses profissionais continuaram se expondo sem nenhuma garantia ou direito trabalhista.

 

Diante disso, esse é um dos possíveis temas de redação Enem da edição de 2021.

Evasão escolar na pandemia

Devido a suspensão das aulas durante o isolamento social, muitos alunos decidiram não retornar às aulas à medida que as coisas estão normalizando. Além disso, muitas escolas públicas tiveram dificuldade de realizar aulas online e muitos alunos também não tinham acesso à internet para assistir a essas aulas, o que aumentou ainda mais a evasão escolar durante a pandemia.

 

Diante disso, essa é uma questão que tem grandes chances de ser abordada na edição de 2021 do Enem.

 

Esperamos que esse artigo te ajude a estudar mais sobre os possíveis temas de redação Enem 2021 e que você possa se dar bem na sua prova!

 


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *