CEEJA 2024: Inscrições, diferença do EJA e mais!

Compartilhe:

Quer retomar os estudos? Veja como o Ceeja 2024 pode ajudar e qual a diferença dele para o programa eja. Mostramos como funciona, como se inscrever e mais

No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais buscando se qualificar e estudar, já que o mercado de trabalho ficou bastante concorrido nas 2 últimas décadas. Com isso, pessoas que nunca completaram os estudos, também passaram a ter que correr atrás de uma formação. Pensando nisso, é que foi criado o sistema CEEJA  sobre o qual iremos falar hoje. Vamos contar tudo sobre ele e o que ele tem de diferente do EJA. Acompanhe conosco.


Ceeja 2024: como funciona? do que se trata?

Ceeja 2022

Indo direto ao assunto, muito parecido com o EJA (Educação de jovens e adultos) o Ceeja é o Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos criado pelo governo federal para que jovens e adultos de todo o Brasil tenham a oportunidade de obter o diploma do ensino fundamental ou médio.O destaque deste caso específico é a flexibilidade da carga horária para todos os estudantes com mais de 18 anos que resolvem voltar a estudar. Através do CEEJA os alunos recebem todo o material de apoio no momento que fazem a matrícula e são orientados para a criação de um plano de estudo que irá lhe ajudar.

As aulas são, neste caso específico, a distância e todos os estudantes poderão buscar um dos centros para tirar dúvidas presencialmente com professores do programa.

O Programa conta com 37 unidades no estado de São Paulo, unidades que podem ser conferidas através do link a seguir.

Clique aqui para ver as unidades do CEEJA.

Neste link será possível verificar as unidades que recebem o programa, a cidade, o endereço onde estão alocadas, além do telefone de contato.

Quem pode fazer?

De acordo com a direção do centro de educação os interessados devem ser pessoas que não concluíram os estudos em idade escolar adequada e precisam ter acima de 18 anos.
A matrícula é na modalidade de ensino seriado. Os alunos que não têm disponibilidade de estudar durante o dia, poderão optar pelo seriado semestral com aulas a noite.

Como fazer a inscrição no programa ceeja 2023?

Para fazer as inscrições o estudante deve seguir o seguinte passo a passo:

  • Entre no site oficial do programa clicando aqui;
  • Preencha o formulário com os dados exigidos;
  • Clique em confirmar.

As inscrições para o Ceeja do ano de 2019 já aconteceram, foram entre os dias 16 e 27 de abril, entretanto, não se preocupe. O exame acontece todos os anos e você ainda tem a chance de conseguir o seu certificado de conclusão, para 2020 devem ocorrer na mesma época.

Qual a diferença do ceeja pro eja?

Ceeja 2021

No EJA as aulas são administradas na modalidade presencial. Ou seja, o estudante precisa de se dirigir a instituição de ensino para ter os conteúdos de estudo.No caso do CEEJA 2020 isso não é necessário, uma vez que os conteúdos são entregues ao estudante que conduz os estudos a distância. O material de estudos oferecido apresenta módulos de 6 meses cada.

Prova do Ceeja

para que voce tenha o certificado de que cursou seus estudos, é preciso fazer prova.

As provas do ceeja contam com quatro diferentes avaliações e é necessário tirar nota mínima de 100 em cada matéria para obter certificação. Cada uma das provas possui 30 questões – cada uma valendo 4 pontos. É necessário, portanto, acertar pelo menos 10 questões em cada prova. A prova de redação CEEJA exige que os estudantes tirem nota mínima de 5 (cinco).

São cobradas para o CEEJA Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Educação Física, Artes, Língua Estrangeira, Geografia, Matemática, História, Ciências Naturais e redação. Já para o CEEJA Ensino Médio são: Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Redação.

Conclusão

Gostaram das informações? Já falamos aqui em outro artigo sobre as bolsas idiomas educa mais, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários!

 


Compartilhe:

Deixe um comentário