Explicamos tudo sobre o que é oEJA (Educação de Jovens e Adultos), como são feitas as inscrições e como funciona!

Na atual realidade do Brasil, as pessoas estão cada vez mais buscando se qualificar e estudar, já que o mercado de trabalho ficou bastante concorrido nas 2 últimas décadas. Com isso, pessoas que nunca completaram os estudos, também passaram a ter que correr atrás de uma formação. Para tentar resolver este problema e ajudar essas pessoas, é que foi criado o sistema EJA (Educação de jovens e adultos) que funciona muito bem, e sobre o qual iremos falar hoje, acompanhe com a gente a seguir.

EJA – do que se trata?

educa-mais-eja

Indo direto ao assunto, podemos dizer que a  Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. A Educação de Jovens e Adultos (Eja),  para quem não se lembra é o novo nome do antigo supletivo, quer garantir que os recém-alfabetizados não voltem a ser analfabetos. São pessoas que, geralmente, tiveram problemas passados no sistema escolar, já com histórias de vida, com conhecimentos próprios e que têm pressa para aprender.

Quais os objetivos do EJA?

Podemos citar vários, como por exemplo:

  • Proporcionar a conclusão do Ensino Médio aos Jovens e Adultos que estão afastados da escola e desejam retomar os seus estudos;
  • Garantir ao aluno, através da modalidade de Educação à Distância, a flexibilidade entre tempo e espaço e a economia de tempo e dinheiro gerada pelo não deslocamento diário até a escola;
  • Oferecer a inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação;
  • Propor a democratização do ensino por todos os cantos do Brasil;
  • Quebrar barreiras territoriais de um país de extensão continental com a utilização da tecnologia de transmissão via satélite de última geração;
  • Participar da mudança na concepção do educar tradicional, que mantém os mesmos moldes do século XIX.

EJA Educa mais Brasil – como funciona?

eja-educa-mais

O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país e está há mais de 12 anos no mercado, permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares, através de bolsas de estudo de até 70%.

O programa não possui vínculo com o Governo Federal e atua em todas as regiões do país em parceria com mais de 15 mil instituições de ensino ofertando bolsas para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, idiomas, profissionalizantes, preparatório para concursos, EJA – Educação Jovens e Adultos e Pré-vestibular.

O programa é aberto para todas as pessoas que desejam estudar, mas possuem dificuldade de pagar uma mensalidade integral de um curso. Porém, os critérios de julgamento para a concessão de bolsas não foram divulgados detalhadamente, embora seja conhecido que os critérios socioeconômicos apresentam grande peso na avaliação.

Por outro lado, a inscrição no Educa Mais Brasil é gratuita, mas se você for aprovado no programa deverá pagar uma taxa de adesão quando a bolsa lhe for concedida, assim como será necessário pagar uma taxa de renovação a cada 6 meses.

Os valores são divulgados no contrato do Educa Mais Brasil e fornecidos no ato da matricula. Fora isso, você só precisará pagar o valor restante da mensalidade, pois, a bolsa concedida é de até 70% de desconto.

Conclusão

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso matricular-se ou seus parentes e amigos

Até a próxima!

 

EJA (Educação de Jovens e Adultos): veja como funciona!

4 ideias sobre “EJA (Educação de Jovens e Adultos): veja como funciona!

  • janeiro 6, 2017 em 3:33 pm
    Permalink

    Como faço minha escrissao no eja.???

    Resposta
  • janeiro 7, 2017 em 12:28 pm
    Permalink

    Só uma correção no texto A Educação de Jovens e Adultos. Portanto A ELA e não O EJA .

    Resposta
  • janeiro 10, 2017 em 11:48 pm
    Permalink

    Boa noite!

    Eu quero matricular, como faço a matricula.

    Resposta
  • abril 12, 2017 em 2:55 pm
    Permalink

    Bom dia como faço para fazer a inscrição? E gostaria de saber se esse Eja é a distância? E qual o tempo de duração, sendo para terminar o 2° e 3° ano do ensino médio?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *