Pesquisas mostram que games podem ajudar nos estudos!

Compartilhe:

Melhoria no raciocinio logico, ajuda nos idiomas, pensamento analitico e várias outras vantagens são mostradas em pesquisa que diz que os games podem ajudar nos estudos

Nos dias de hoje, muitos pais se preocupam com os filhos que gostam de jogos, sem saber se comprar um videogame de ultima geração ou um dos melhores pc gamer da internet vão acabar atrapalhando os estudos de alguma forma. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre alguns estudos que mostram totalmente o contrário. Desde que utilizados de forma saudável e nas horas corretas sem esquecer dos estudos, os games podem sim ser uma ferramenta excelente para o aprendizado. Acompanhe e entenda.


Games podem ajudar nos estudos?

Leia tambem – veja como se portar no primeiro dia de trabalho

pc gamer estudo

Jogar videogame pode ser benéfico para a saúde mental, afirma um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford em um estudo publicado nesta segunda-feira (16), baseado nos jogos “Animal Crossing” da Nintendo e “Plants vs. Zombies” da Electronic Arts.

“Ao contrário dos temores generalizados de que muito tempo gasto jogando videogame pode gerar vício e prejudique a saúde mental, encontramos uma pequena correlação entre jogos e bem-estar”, afirmam os autores da pesquisa.

“Nossos resultados são a favor da ideia de que os jogos online oferecem uma alternativa satisfatória aos encontros frente a frente neste momento excepcional” de contatos restritos por causa da pandemia do novo coronavírus, afirma Matti Vuorre, um dos autores do estudo, à agência AFP.

Games para o celular tambem sáo interessantes

Um estudo da Universidade da Pensilvânia detectou que jogos simples para navegador ou smartphones são capazes de aliviar sintomas de depressão. E nem precisa ter alguma doença: esse tipo de game melhora a qualidade de vida no geral e diminui a ansiedade. Em resumo, eles geram sentimentos de satisfação e autoeficácia, que é a autoestima pra realizar tarefas e cumprir metas.

Jogar melhor aa concentração

Pesquisadores da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, em colaboração com o Ministério da Educação da China, realizaram um estudo em que comprovam que o efeito de uma hora jogando videogame é positivo para o cérebro, pois aumenta a capacidade de concentração.

Pelos resultados iniciais, os “especialistas” no jogo tinham a capacidade de concentração maior que os “não especialistas”. Apesar do efeito que uma hora de League of Legends causa na atividade cerebral, o que não foi definido, entretanto, é se a longo prazo a concentração se mantém ou sofre algum tipo de alteração.

Pesquisa na Alemanha analisa melhora de memoria apos games

Os testes foram conduzidos pela Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus, da Alemanha. A pesquisa funcionou assim: durante dois meses, um grupo de adultos jogou Super Mario todos os dias por pelo menos 30 minutos, enquanto um outro grupo ficou sem jogar o game no mesmo período.

Os pesquisadores afirmam ter analisado através de ressonância magnética áreas onde essa massa cinzenta se expandiu, como no hipocampo direito, no cortéx pré-frontal direito e no cerebelo. Apesar dos nomes não serem muito conhecidos pelo público, essas são partes do cérebro que estão diretamente ligadas a funções cognitivas do órgão pensante.

Segundo os cientistas, o próximo passo é usar os jogos no tratamento de Alzheimer ou estresse pós-traumático, doenças que causam a diminuição do cérebro. Para ilustrar, um vídeo fantástico do AaronGrooves. Impossível não curtir e compartilhar.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que tenha ficado claro como que os games podem ajudar nos estudos com essas informações de pesquisas ok

Por fim já falamos em outro artigo sobre

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Compartilhe:

Deixe um comentário