Burnout: quando a produtividade passa dos limites

Compartilhe:

Jornadas intensas de trabalho, longas horas sem descanso, uma lista de afazeres praticamente infinita, muitas responsabilidades e preocupações. E, em meio a tudo isso, noites de insônia, diminuição de apetite, cansaço intenso e constante, falta de ânimo, ansiedade, falta de concentração…

 

Se esse parece um resumo de como está sendo a sua semana, a notícia, infelizmente, não é ótima: você pode estar passando por uma crise de Burnout.


burnout

Incluída em 2019 na CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), a Síndrome de Burnout é uma das doenças que mais vem ganhando destaque nos últimos anos, por causa do aumento exponencial do número de diagnósticos.

 

E se você quer saber mais sobre essa doença tão preocupante, e como fazer para evitá-la, é só continuar lendo, que separamos um pouquinho dos detalhes mais importantes sobre o assunto — e ao final, também vamos te dar uma dica sobre o que é Galena e como ela pode te ajudar a colocar sua vida em ordem. Confira!

 

Doenças modernas (por causa de) soluções modernas

Leia tudo – veja como dar aula online

Apesar de todas as gerações anteriores estarem suscetíveis a quadros de trabalho excessivo e o estresse que as responsabilidades da vida adulta causam, o que hoje conhecemos como burnout é uma doença considerada moderna, causada pelas características únicas da nossa sociedade atual.

 

Isso se deve principalmente ao fato de que, hoje em dia, a constante evolução e expansão da tecnologia possibilita níveis cada vez mais altos de produtividade, acelerando cada vez mais o ritmo das nossas rotinas diárias. Além disso, ela também aumenta exponencialmente a quantidade de estímulos que recebemos a todo momento, que exigem nossa atenção, e raramente permitem a desconexão.

 

Isso se soma, muitas vezes, com rápidas mudanças no cenário sociopolítico e econômico, afetando diretamente a sensação de estabilidade e segurança social nos mais diversos aspectos.

 

O resultado dessa equação é a quantidade enorme de pressão que algumas pessoas acabam sentindo, principalmente no lado profissional: a constante busca pelo aumento da produtividade, por resultados cada vez mais altos, por cargos cada vez mais altos, além da competitividade presente em diversas áreas do mercado de trabalho… E com a tecnologia totalmente portátil e acessível da atualidade, se desligar de tudo isso fica quase impossível.

 

Aos poucos, essa pressão vai gerando um desgaste mental e até mesmo físico, que logo pode se transformar em uma Síndrome de Burnout, que envolve uma série de sintomas, como aqueles que mencionamos no início e também diversos outros.

 

Descanso não é preguiça

Outro fator que também ajuda a agravar os quadros de burnout é a ideia cada vez mais presente e difundida de que a necessidade de descanso nada mais é do que “preguiça”, e que a prática de atividades de lazer ou do cultivo de hobbies fora das responsabilidades é “inútil”, “perda de tempo” e é detrimental para a sua produtividade e para todas as coisas que dependem dela, como o seu crescimento profissional.

 

Apesar de muito popular, esse conceito não poderia estar mais equivocado. Descansar é uma parte essencial da saúde, tanto física quanto mental, e se permitir um tempo para relaxar e esvaziar a cabeça é muito importante: além da necessidade natural de um período de pausa, ele também ajuda a tornar os seus momentos de produtividade ainda melhores, aumentando a sua criatividade, o seu poder de raciocínio, e muito mais.

 

No fim das contas, saber equilibrar os seus momentos de esforço e trabalho duro com momentos de descanso e relaxamento te faz um profissional muito melhor do que quem ignora um dos fatores.

 

Uma mudança de vida

Ser capaz de construir uma carreira sólida, ter a oportunidade de trabalhar em empresas que valorizam também a sua saúde mental e poder usar os seus talentos em uma profissão que faz você se sentir realizado e feliz são três pontos que não podem ser ignorados na busca de uma vida profissional sem o risco do burnout.

 

E para conquistar tudo isso, você pode contar com a Galena!

 

Diferente de tudo que você já conhece quando o assunto é ensino a distância, a Galena é um Programa de Inclusão ao Emprego que te dá todas as ferramentas necessárias para que você possa começar uma carreira de sucesso — tanto do zero quanto para quem está em busca de uma mudança de carreira.

 

Atualmente, você pode seguir duas trilhas no Programa da Galena: a pela área de Vendas e pela área de Sucesso do Cliente, dois setores que estão em alto crescimento nos últimos anos. Com um método inovador, interativo e focado em prática, a Galena te prepara para aquela oportunidade de emprego perfeita para você, que vai te permitir atingir um estado de equilíbrio, se permitindo momentos de descanso mas sem ter que abrir mão das conquistas e realizações que os seus esforços trarão.

 

Sua saúde mental é fundamental para uma carreira de sucesso, e saber como cuidar dela é uma das habilidades mais importantes para crescer profissionalmente. E para mais dicas sobre o mundo do trabalho, continue navegando no nosso site e confira mais artigos!




Compartilhe:

Deixe um comentário