Precisa estudar com financiamento? Veja como o Fies 2019 Segundo semestre pode ajudar a realizar seu sonho de estudar.
No mundo atual, estudar e fazer uma faculdade se tornou a grande oportunidade de mudar de vida. Uma das formas mais diferenciadas de conseguir entrar na faculdade sem ter condições é por meio do Fies 2019 Segundo Semestre. Dessa forma, com essa linha de crédito especialmente desenvolvida para que você consiga fazer a sua faculdade e depois pagar o financiamento de forma mais tranquila.
Vamos falar mais sobre o FIES 2019, todas as portas que ele é capaz de abrir para você, além de todos os diferenciais em prazo e taxas que esse financiamento dispõe para você.Acompanhe conosco.
Fies – do que se trata?
Indo direto ao assunto, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. Seu objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.
Como seu nome já indica, o objetivo do programa é financiar o curso superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas, de acordo com a Lei 10.260/2001, que diz:
Art. 1º – É instituído, nos termos desta Lei, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de natureza contábil, vinculado ao Ministério da Educação, destinado à concessão de financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério, de acordo com regulamentação própria. (Redação dada pela Lei nº 13.530, de 2017).
Em 2010, o programa foi reformulado e ampliado, e sua taxa de juros foi reduzida de 6,5% para 3,4% ao ano. Além disso, o período de carência passou para 18 meses e o de amortização para três vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.No ano de 2016, o programa sofreu novas mudanças. Os financiamentos passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano, para que o programa pudesse ser sustentável e continuar enquanto política pública de inclusão social e acesso ao ensino superior.
Quem pode participar do Fies 2019 segundo semestre?
As novas regras do FIES Segundo Semestre são as mesmas da chamada do início do ano. A seguir, veja quais são eles:
- O estudante deverá ter realizado o ENEM 2018;
- Obtido média acima de 450 de pontuação;
- Não ter zerado a redação;
- Possuir renda máxima de até 2 salários nacionais por componente familiar;
- Ser pré- selecionado pelo processo seletivo realizado pelo MEC.
Esses são os requisitos cobrados pelo Ministério da Educação – MEC, aos estudantes que estão interessados em realizas as inscrições no FIES Segundo Semestre 2019.
O processo para conseguir este financiamento é bastante simples:
- Verificar se o período de inscrições já está disponível;
- Realizar o cadastro no programa;
- Consultar as melhores opções de bolsas que o Fies 2019 disponibiliza.
Fies 2019 Segundo semestre- como se inscrever
Nesta edição, o governo manteve os mesmos cursos como prioritários: em cada mesorregião, 30% das vagas devem ser na área de saúde; 24% em engenharia/ciência da computação e 6% em licenciatura e pedagogia. Os outros 40% podem ser preenchidos com as demais graduações.
Hoje em dia existem 3 modalidades do fies, que são:
Fies juros zero
Esta modalidade é voltada para os candidatos cuja a renda familiar per capita mensal seja de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade os candidatos possuem juros zero nas prestações do financiamento. Com isso, os encargos a serem pagos futuramente são bastante baixos em relação às demais modalidades. Isso ocorre, sobretudo, devido ao subsídio do Governo Federal, possibilitando assim que o candidato não precise apresentar fiador.
P-Fies
essa modalidade é disponibilizada para estudantes de todas as regiões do país que possuem renda familiar per capita mensal de até 5 salário mínimos. Contudo, a taxa de juros será definida pela instituição bancária que o candidato solicitar o financiamento.
Fies Regional
Esta modalidade é focada em estimular a formação de profissões que possuem déficit em determinas regiões – Norte, Nordeste e Centro-Oeste – e que possuem renda familiar per capita mensal de até 5 salários mínimos. Tal modalidade é oferecida a juros abaixo dos praticados pelo mercado de crédito. Isso só é possível pois os bancos que irão disponibilizar o financiamento recebem recursos públicos.
Calendário Fies 2/2019
- Inscrições: 25 de junho a 1 de julho.
- Pré-seleção: 9 de julho.
- Contratação: 10 a 12 de julho.
- Chamada da lista de espera: 15 de julho a 23 de agosto.
Como fazer a inscrição no Fies
São basicamente 4 passos:
1- O candidato deve acessar o Sistema de Seleção do Fies e cadastrar o seu CPF, sua data de nascimento, uma senha para acessar o portal de seleção e um endereço de e-mail válido e em uso.
2- Após o término do prazo de inscrições, os estudantes são classificados em ordem decrescente, conforme o desempenho obtido no Enem. Se o universitário tiver participado de mais de uma edição do Exame, é considerada a que ele obteve a maior média aritmética.O estudante que for pré-selecionado deverá acessar novamente o site do SisFies e terá um prazo de até cinco dias para realizar a inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.
3-Após inscrição, o estudante terá um prazo máximo de dez dias para validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.
4- Depois das informações validadas, o estudante terá um prazo máximo de até dez dias, que será contato a partir do terceiro dia útil de validação pela CPSA, para comparecer ao banco para contratação do financiamento e formalizar a obtenção do financiamento estudantil.
Conclusão
Esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam se inscrever no fies 2019 segundo semestre com sucesso. Mas se infelizmente ocorrer algo e você não conseguir sua vaga, o educa mais brasil 2019 segundo semestre pode te ajudar com bolsas de até 70% de desconto
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários