EducaCenso: como funciona, beneficios e Tudo Sobre Ele!

Compartilhe:


Saiba tudo sobre o EducaCenso! Você sabia que ele faz uma grande diferença na sua vida? Aposto que não. Venha conosco e entenda!

O Censo é uma plataforma que busca coletar dados e estatísticas da realidade atual brasileira. O EducaCenso corresponde a essas informações dentro do meio estudantil, realizado juntamente com o INEP (Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais), com as secretárias educacionais e também instituições privadas.

Os índices mostram o nível e a qualidade da escolarização brasileira, toda informação coletada é enviada ao Ministério da Educação, e lá eles conseguem propor melhorias, tais como políticas públicas para: transporte escolar, bibliotecas, energia, construção de escolas, valorização do magistério e afins.

Nesse texto, vamos mostrar como a plataforma funciona e como esses dados são coletados. Confira agora:

Como funciona o EducaCenso?

educacenso funciona

A transmissão dos dados coletados é a etapa mais importante, pois uma informação passada de forma errônea pode prejudicar toda a estatística que será usada nas proposta de melhoria, por conta disso, não é interessante que nenhuma instituição minta a respeito de sua situação. Esse processo é feito em 2 etapas. Confira quais são elas:

  • 1º Etapa:

Sempre realizada a partir da última quarta-feira de maio, o censo dura até agosto. São requisitados dados sobre a estrutura da escola, como: número de salas de aula e sua preservação, merenda e transporte. Em um segundo momento pedem os dados dos alunos, como: nível socioeconômico, raça, sexo e nacionalidade.

  • 2ª Etapa:

É realizada no início do ano seguinte depois do término do ano letivo. Nessa parte, são solicitadas as informações da situação e movimentação do aluno, ou seja, quantas transferências, desistências, mudança de cidade e falecimentos ocorreram. Leva-se em conta também quantas aprovações e reprovações teve na escola.

Qual a importância do EducaCenso?

Transmitir informações de desenvolvimento escolar ao governo é obrigação de todas as instituições educacionais, condição prevista por lei que possibilita todos os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e as propostas de mudança dentro da educação. Quem verifica a veracidade dessas informações é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

educacenso

Quem verifica a veracidade dessas informações é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e recentemente, o Instituto começou a pressionar o governo federal, pois necessitam de 3,4 bilhões de reais para realizar o censo de 2020, sendo que apenas contam com 300 mil em reserva. E já anunciaram que caso não recebam a verba, os dados estarão com menos informações e o mais prejudicado será o censo da agropecuária, que talvez nem venha a ser feito.

Isso é um grande perigo para o desenvolvimento do país, já que não somente o Ministério da Educação promove políticas públicas através dele. Todos os ministérios seja da saúde, cultura, defesa, justiça, direitos humanos e outros, utilizam as estatísticas para compor seus feitos para a sociedade.

Como os dados do EducaCenso são coletados?

Mas como todos esses dados são informados ao governo? Será que vai alguém de escola em escola contando os alunos e perguntando quem reprovou ou não? Nada disso! As escola tem duas opções de transferência de dados online. São elas:

  • Manualmente

Ou seja, digitar as informações de cada aluno no site do INEP, assim como estrutura e escola e afins.

  • Transferência automática

Ou caso a instituição já tenha computadores atualizados, bastante migrar os dados para o site do INEP, isso se o layout dos dois forem compatíveis.

Conclusão

Então, o que achou de toda a importância que o censo tem? Já falamos aqui também sobre o ciee cadastro estagiario, sugiro a leitura.

Grande abraço e até mais!


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *